Conheca tres maneiras das quais voce nao deve consumir o seu Whey Protein!

O whey protein e um dos suplementos nao so mais utilizados no mundo inteiro mas tambem um dos suplementos com maior eficacia em termos de aproveitamento e acao. Servido para diversos objetivos, sejam eles voltados ao ganho de massa muscular, a perda de gordura corporea, a manutencao do peso ou simplesmente um melhor aporte proteico, o whey protein hoje e implantado com altissimas tecnologias pelas mais diversas empresas de suplementos nacionais e internacionais. O que antes, simplesmente nao passava da retirada do soro do leite, hoje se tornou um produto de ponta, com proteinas cada vez mais melhoradas para o melhor aproveitamento pelo corpo, envolvendo desde as mais simples ate as mais complexas filtragens e hidrolises. Isso, sem contar com a adicao de diversos compostos beneficos tais quais vitaminas, sais minerais, enzimas digestivas, entre muitos outros.

Entretanto, nao e nada incomum vermos pessoas que nao consomem sua proteina de maneira adequada e, muitas vezes devido a falta de orientacao por bons profissionais de nutricao. O resultado disso e que estaremos jogando dinheiro na lata do lixo, lembrando que o whey protein hoje nao e um dos produtos mais baratos. Portanto, se voce valoriza seu dinheiro, mas acima disso quer ter bons resultados, nao deixe de conferir as tres piores maneiras de consumir whey protein e evite-as.

Antes, devo lembrar que essas especificacoes englobam o uso do whey protein visando a qualidade de atletas ou esportistas praticantes de musculacao e nao simplesmente pessoas que utilizam a proteina em outras finalidades (como, por exemplo, em casos de cirurgia bariatrica, desnutricao and so on).

one – Consumir Whey Protein com comida

Se o objetivo do whey protein e ser rapidamente absorvido apos sofrer pouca ou nenhuma digestao, e incoerente consumirmos tal proteina com alimentos solidos, principalmente se estivermos falando de alimentos solidos proteicos de origem vegetal. Isso nao so causara um retardo na absorcao do whey (quebrando por completo sua finalidade neste caso), mas tambem podera inibir parte da absorcao do mesmo, visto que proteinas de origem vegetal normalmente devem ser consideradas com seu aminoacido limitante. Alimentos solidos ainda conferirao uma absorcao lentificada ao whey protein em contrapartida com um pico de aminoacidos grande na corrente sanguinea que, por conseguinte tambem caira rapidamente, deixando muitas vezes o corpo carente por nutrientes. Portanto, comida solida, com comida solida e, deixe o whey para momentos mais oportunos como o pos-treino.



two – Consumir whey protein com frutas

Sim, apesar das frutas tambem serem englobadas na “comida” como citado acima, elas merecem uma atencao um tanto quanto especial. Essa atencao se deve em primeiro lugar as recomendacoes pifias de muitos lamentaveis profissionais que recomendam a utilizacao dessa maneira.

A grosso modo, se imaginarmos que o whey protein deve ser consumido com carboidratos de facil digestao, poderiamos cogitar a hipotese de que as frutas seriam uma boa opcao, principalmente as com maior teor de acucar, nao e mesmo? Pois bem, mas, se lembrarmos, a frutose (grande parte do carboidrato presente nas frutas) possui um impacto glicemico relativamente bem menor do que a glicose. Alem disso, ela esta associada com alguns disturbios gastricos, demora mais para ser metabolizada e, pasme, inclusive esta associada com a resistencia a insulina, ou seja, totalmente o contrario do que um praticante de musculacao busca.

Frutas ainda normalmente possuem um teor consideravel de fibras, fazendo com que o retardo do esvaziamento gastrico seja ainda maior… O resultado e que novamente perdemos o beneficio da rapida digestibilidade e, consequentemente absorcao do whey protein.

three – Utilizar whey protein em todas as refeicoes

Quando falamos de proteinas, diversas sao as fontes e, consequentemente diversas sao as configuracoes proteicas de cada uma delas. Com isso, obtemos diferentes respostas frente a digestibilidade, absorcao, valor biologico, aminograma, tempo que os aminoacidos ficam circulantes no sangue, interacoes proteicas entre muitas outras.

Especificamente falando do whey protein, temos uma proteina pre-digerida ou em muitos casos totalmente hidrolisada, proporcionando assim uma absorcao rapida, visto que os processos digestivos sao antecipados. Alem disso, naturalmente as proteinas do leite possuem uma otima digestibilidade pelo corpo, o que ja faz o whey protein possuir um otimo aproveitamento no corpo, alem, claro, do seu altissimo valor biologico e suas altas dosagens de L-Leucina, extremamente importante na sintese muscular e no estimulo da mesma.

Entretanto, da mesma forma que os aminoacidos decorrentes do whey protein entram na corrente sanguinea, eles tambem causam uma alta hiperaminoacidemia. Por conseguinte, como quase tudo que promove uma rapida resposta no corpo, essa hiperaminoacidemia tende a cair mais depressa, quando comparado com outras fontes proteicas de lenta digestao como a caseina, a albumina do ovo ou ate mesmo algum tipo de carne, seja bovina, de aves ou peixes.



Desta forma, se utilizarmos whey protein durante o dia no lugar de proteinas solidas ou ate mesmo liquidas, mas com configuracao que as permita ser digeridas por whey quanto tomar mais tempo, teremos um balanco nitrogenado nada interessante (isso, sem contar o dinheiro posso tomar whey protein jogado no lixo). Ter um balanco nitrogenado positivo e essencial durante o processo de ganho de massa muscular ou ate mesmo para a manutencao da mesma.

Falando ainda do whey protein, ele possui um estimulo significativo na insulina, devido aos teores de L-Leucina e por seu aminograma como um todo. Isso, possivelmente pode fazer com que haja algum acumulo de gordura, apesar de nao haver nada que possa comprovar isso. Portanto, caso queira utilizar whey protein entre as refeicoes, voce ate pode faze-lo, desde que, neste caso, Blend-o com outras fontes proteicas como a caseina e a albumina e, se possivel, adicione outros alimentos que retardem um pouco a digestao como alimentos fibrosos ou fontes de lipidios (com excecao de lipidios de cadeia media e curta que NAO retardam o esvaziamento gastrico).

Conclusao

O Whey Protein e uma otima fonte de proteina, desde que bem utilizado, da maneira correta e nos momentos corretos. Lembre-se que o whey protein e um complemento nutricional e nao substitui uma alimentacao equilibrada.

Bons treinos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *